INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

ORDEM COLEOPTERA

Descrita primeiramente por Linnaeus em 1758, a Ordem Coleoptera (coleus = caixinha, estojo e ptera = asas), com cerca de 300.000 espécies descritas, é denominada comumente, de besouros ou de cascudos, apresentando forma, tamanho e coloração do corpo variadas, tendo as asas anteriores, ou élitros escurecidas e formando uma forte proteção para o inseto. De regime alimentar variado, tanto na forma larval como nos adultos, sendo que somente a hematofagia não foi registrada nesta Ordem.
Geralmente são caracterizados por um rígido exoesqueleto, bem como por rígidos élitros. O exoesqueleto do besouro é composto por numerosas camadas de placas de quitina, chamadas de escleritos, que são separadas por suturas finas. Estas características possibilitam uma espécie de defesa blindada mas que não afeta sua flexibilidade. Em geral a anatomia de um besouro é bastante uniforme, embora certos órgãos específicos e apêndices possam variar muito em aparência e função entre as muitas famílias na ordem. Como todos os demais insetos, os corpos dos besouros são divididos em três seções: cabeça, tórax e abdômen.
Encontra-se o maior número de insetos prejudiciais à parte subterrânea de plantas e grãos armazenados,  tornando-se assim de grande importância agronômica, mas também predadoras, como as joaninhas, que são predadoras principalmente de pulgões. Algumas espécies causam danos nas fases de larva e de adulto e outras somente na fase de larva.
Alguns insetos pertencentes a esta ordem:

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.