INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Broca das hastes

Nome Científico:
Coelosternus granicollis (Pierce, 1916)

Ordem:
Coleoptera

Família:
Curculionidae

Espécies que Ataca:
Mandioca

Partes que Ataca:
Haste

Características Morfológicas:
O adulto mede de 6 a 7mm de comprimento, tem coloração parda e o corpo recoberto por escamas


Ciclo de Vida:
As fêmeas depositam seus ovos em orifícios feitos na casca dos ramos primários próximos aos tronco, sem penetrar na parte subterrânea. Transforma-se em pupa na própria planta, numa câmara especialmente construída. Seu ciclo varia de 79 a 94 dias, sendo 5 dias para o período de incubação, 54 a 67 dias para o período larval e 20 a 22 dias para o pupal. Os adultos têm longevidade bastante grande podendo ficar ovopositando até por um ano em condições de laboratório.


Comportamento:
As larvas da são encontradas no interior das hastes. Eliminam as dejeções e serragens por orifícios feitos no caule, que se acumulam ao pé da planta e nesses orifícios também há uma exsudação viscosa, que facilita no reconhecimento da planta infestada.

Danos:
Secamento das ramas, no ponto de ataque dos ponteiros, podendo causar a morte da planta.

Medidas de Controle:
Como estes insetos vivem exclusivamente em mandioca, a destruição dos restos de cultura, como queima das ramas infestadas, pode levar a bons resultados.

 

 

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.