INSETÁRIO VIRTUAL
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Agronomia
Disciplina de Entomologia















 

Nome(s) comuns:
Falsa-medideira

Nome Científico:
Pseudoplusia includens (Walker, 1857)

Ordem:
Lepidoptera

Família:
Noctuidae

Características Morfológicas:
Os adultos têm 35mm de envergadura, com as asas anteriores de coloração marrom acinzentada, além de um pequeno desenho prateado semelhante a letra Y no primeiro par de asas e com a asa posterior também de coloração marrom. Em repouso, as asas desta mariposa formam um ângulo de aproximadamente, 90 graus.
A lagarta apresenta 3 pares de pernas abdominais, o que obriga seu deslocamento à semelhança das lagartas "mede-palmo" ou "medideira" durante todo o desenvolvimento e com coloração verde-clara, com linhas longitudinais esbranquiçadas no dorso, podendo, no 6º instar medir 35mm. O ciclo pode durar cerca de 15 dias e durante esse período.
Na fase de pupa, de coloração verde, o inseto forma uma teia sob as folhas, dobrando-as. Neste local, a pupa permanece até a emergência do adulto.

Ciclo de Vida:
O acasalamento ocorre a noite e os ovos são depositados individualmente, a maioria na face inferior das folhas. A fêmea vive, aproximadamente, 15 dias e é capaz de colocar mais de 600 ovos, durante o seu período de vida.

Comportamento:
Não se alimentam de nervuras e apresentando um desfolhamento de aspecto rendilhado, pode consumir até 120 a 200 cm² de área foliar.

Danos:
Soja:
As lagartas atacam as folhas, raspando-as enquanto são pequenas, ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, ficam vorazes e destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas.

Medidas de Controle:
O controle químico desta lagarta quando ocorrendo só ou associada à lagarta-da-soja, deve ser feito quando forem encontradas, em média 40 lagartas grandes por pano-de-batida, ou se a desfolha atingir 30% até o final do florescimento, ou 15%, tão logo apareçam as primeiras flores. As escolha o inseticida deve ser feita consultado as Recomendações Técnicas para a Cultura de sua Região ou Estado.

© Insetário Visrtual - Departamento de Agronomia  - 2003
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Projeto Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.