INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Lagarta-da-soja

Nome Científico:
Anticarsia gemmatalis (Hueb, 1818)

Ordem:
Lepidoptera

Família:
Noctuidae

Culturas que ataca:
Soja

Características Morfológicas:
O adulto é uma mariposa de coloração pardo-acinzentada. Em repouso,as asas anteriores cobrem o corpo, notando-se perfeitamente uma linha que a divide ao meio e que continua na asa posterior. Mede 40mm de envergadura.
As lagartas são de coloração variável de verde, pardo-amarela, e até preta, com 5 listras brancas longitudinais no corpo. Em altas populações e falta de alimento, a lagarta torna-se escura, mas mantendo as listras brancas. Possuem 4 pares de falsas pernas, passando por seis instares larvais e atingindo 40mm de comprimento e basta tocar na planta que todas as lagartas caiam no chão. São muito ativas e dotadas de grande agilidade.

Ciclo de Vida:
O processo reprodutivo, incluindo o acasalamento e a ovoposição, ocorre à noite.
Os ovos de coloração verde, são colocados isoladamente na parte inferior das folhas, no caule, nos ramos e nos pecíolos com maior concentração nos terços médio e inferior da planta e com o passar do tempo podem se tornar acinzentadas e posteriormente marrom escuro, próximo a sua eclosão. Entre três e cinco dias, eclodem as lagartas, que se alimentam das folhas. Cada Fêmea tem capacidade para colocar até 1000 ovos, cerca de 80% são depositados nos primeiros oito a dez dias de vida. Crescem rapidamente e podem atingir até 30 mm de comprimento. A transformação em pupa ocorre no solo, a pouca profundidade, e após uma semana emerge o adulto
A Fêmea tem uma longevidade de aproximadamente 20 dias.
Nos primeiros instares, as lagartas, na média medem de 3 a 9 mm, respectivamente, e apresentam os dois primeiros pares de falsas pernas vestigiais no abdômen. A fase larval tem duração de 12 a 15 dias.
No ultimo instar de lagarta, ela para de se alimentar e entra na fase de pré-pupa, que dura de um a dois dias. A lagarta empupa no solo em uma profundidade máxima de 2 cm, de coloração verde-clara, tornando-se marrom escura e brilhante, durante entre nove e dez dias, quando emergem as mariposas.

Comportamento:
Durante o dia, essas mariposas podem ser encontradas na base das plantas. Nos instares iniciais comportam-se como mede-palmo.
Nos instares iniciais, as lagartas raspam o parênquima foliar e somente depois do terceiro instar conseguem perfurar as folhas. As lagarta podem consumir cerca de 90 a 150cm² de área foliar e aproximadamente 96% desse consumo ocorre do 4º ao 6º instares larvais.

Danos:
Soja:
As lagartas atacam as folhas, raspando-as enquanto são pequenas, ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, ficam vorazes e destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas.

Medidas de Controle:
A lagarta deve ser controlada quando encontradas, em média, 40 lagartas grandes (maior que 1,5cm) por pano-de-batida ou, quando a desfolha atingir 30%, antes da floração, e 15% tão logo apareçam as primeiras flores.
Em caso de ataque, existem inúmeras opções de inseticidas químicos e biológicos, sendo um exemplo o Bacillus thuringiensis var. kurstaki (Berliner), que é uma bactéria portadora de uma toxina específica para lepidópteros.
Quando o ataque ocorrer no início da cultura (plantas com três folhas trifoliadas), associado ao um período de seca, o controle devera ser realizado com produtos químicos seletivos para evitar a desfolha que prejudicará o crescimento das plantas.
A escolha do inseticida devera seguir as Recomendações Técnicas para a Cultura de sua Região ou Estado.

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.