INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Broca-das-axilas

Nome Científico:
Epinotia aporema (Wals., 1914)

Ordem:
Lepidoptera

Família:
Tortricidae

Espécies que ataca:
Soja

Características Morfológicas:
É um microlepidóptero com 14mm de envergadura, com a asa anterior cinza-escura com manchas mais claras. Asas posteriores acinzentadas. As lagartas, inicialmente de aspecto gelatinoso, pequena, de coloração verde, apresentando cabeça escura. Com seu desenvolvimento tornam-se amareladas e com a cabeça castanha, chegando a atingir até 13mm

Ciclo de Vida:
Antes de se transformarem em pupas no solo, tornam-se rosadas, e 12 a 15 dias depois emergem os adultos. Seu ciclo completo é de 35 a 40 dias.

Comportamento:
Penetra pelo caule, através da axila dos brotos terminais, situada na base do pecíolo, unido os três folíolos com uma teia, e posteriormente, cava uma galeria descendente, que lhe serve de abrigo.
Alimenta-se da medula do caule ou dos ramos de planta, podendo a alimentar-se de flores e vagens de soja.

Danos:
Inicialmente, as largartinhas atacam as folhas das extremidades, reunindo-as com fios de seda. Os maiores prejuízos resultam do ataque às hastes das plantas, onde abem uma galeria e penetram no caule ou pecíolo, podendo causar sua quebra, bem como a entrada de patógenos. Desse ataque resulta o secamento da extremidade dos ramos ou folhas, de acordo com o local de penetração. Podem atacas as flores, onde ligam os botões florais com fios de seda, e se alimentam deles. Danificam principalmente cultivares tardios. Além desses prejuízos, podem atacar também as vagens da parte superior da planta.

Levantamento:
Para levantamento da infestação, contar o numero de plantas atacadas por metro de soja e calcular a infestação.

Medidas de Controle:
O controle desta lagarta com inseticidas deve ocorrer quando foram encontrados, no exame de plantas, em torno de 30% dos ponteiros atacados, utilizando os produtos recomendados para sua região.

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.