INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Mandarová, Mandarová da mandioca, Mandarová da seringueira, "Gervão"

Nome Científico:
Erinnyis ello (Lineus, 1758)

Ordem:
Lepidoptera

Família:
Sphingidae

Espécies que ataca:
Mandioca, Mamão, Serigueira

Danos:
Folhas, Fitopatógenos

Características Morfológicas:
Suas mariposas são grandes, medindo cerca de 90mm de envergadura, com coloração cinza com faixas pretas no abdome, interrompidas no seu dorso. Asas posteriores cinza, alongadas e estreitas e as posteriores vermelhas com os bordos pretos. Os ovos são verdes colocados isoladamente nas folhas. As lagartas têm coloração variando de verde, marrom a preta e atingem até 100mm de comprimento, passando pela fase de pupa no solo, de coloração marrom

Ciclo de Vida:
É de ocorrência irregular, pois aparece em altas infestações em certos anos e quase não ocorre em outros. A época de sua ocorrência estende-se de outubro a abril, com maior concentração nos meses de dezembro a março. A duração do ciclo é de 26 a 30 dias, sendo o período larval de aproximadamente 15 dias.

Comportamento:
É a principal praga da mandioca, sendo conhecida também por "gervão". São mariposas bastante atraídas por luz.

Danos:
Atacam as folhas de todas as idades, devorando primeiramente as mais novas. Em infestações pesadas desfolham totalmente as plantas, podendo destruir os ramos mais finos, também disseminam a bacteriose.

Medidas de Controle:
Cultural: para pequenas culturas realizar a catação manual de lagartas
Biológico: existem parasitóides de ovos (Trichogramma spp.) e de lagartas (Belvosia sp. e Oxysarcodexia sp.). O patógeno Baculovirus vem sendo aplicado com sucesso para controle do mandarová. Esse vírus só deve ser aplicado contra as lagartas ainda pequenas. Quando o ataque estiver no início, também pode-se utilizar Bacillus thuringiensis.
Químico: pulverizações com fosforados, carbamatos, piretróides ou reguladores de crescimento (estes últimos para lagartas pequenas).

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.