INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Falsa-Medideira

Nome Científico:
Rachiplusica nu (Guen., 1852)

Ordem:
Lepidoptera

Família:
Plusiinae

Características Morfológicas:
Os adultos são mariposas com cerca de 30 mm de envergadura e com cor predominantemente marrom. Nas asas apresentam pequeno desenho prateado semelhante à letra Y. As posteriores são amarelo-escuras. A postura é realizada na face inferior das folhas, e os ovos, esféricos e achatados, são de coloração verde-clara. As lagartas alimentam-se de folhas e, quando completam o desenvolvimento, fazem um casulo de seda nas hastes ou folhas e transformam-se em pupa.

Ciclo de Vida:

Comportamento:
Espécie mais comum no Rio Grande do Sul

Danos:
As lagartas atacam as folhas, raspando-as enquanto são pequenas, ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, ficam vorazes e destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas.

Medidas de Controle:
O controle químico desta lagarta quando ocorrendo só ou associada à lagarta-da-soja, deve ser feito quando forem encontradas, em média 40 lagartas grandes por pano-de-batida, ou se a desfolha atingir 30% até o final do florescimento, ou 15%, tão logo apareçam as primeiras flores. As escolha o inseticida deve ser feita consultado as Recomendações Técnicas para a Cultura de sua Região ou Estado.

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.