INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Saúva, saúba, saúva cabeça de vidro, limão sulina, limão, formiga-cortadeira, formiga-carregadeira, formiga-de-mandioca, formiga-cabeçuda, formiga-de-roça, roceira, cabeçuda, caçapó, maniuara, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-caiapó, formiga-da-roça, formiga-de-nós, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, picadeira, formiga-de-taboca

Nome Científico:
Atta spp

Ordem:
Hymenoptera

Familía:
Formicidae

Culturas que ataca:
Mandioca, milho, cana-de-açúcar, citros, madeira, pastagens

Danos:
Folhas, Broto, Haste

Características Morfológicas:
Possuem três pares de espinhos no dorso do tórax. Denominado "sauveiros", seus ninhos são de fácil reconhecimento, devido ao monte de terra solta na superfície, proveniente das escavações.


Ciclo de Vida:
Com cerca de duzentas espécies, nativas do Novo Mundo e abundantes na região neotropical, ocorrem somente no Continente Americano, sendo sua área de dispersão do sul dos Estados Unidos até o centro da Argentina. Não há saúvas no Chile, em algumas ilhas das Antilhas e no Canadá, sendo que no Brasil só não é registrado em Fernando de Noronha. Os ovos bem cuidados dão origem a formigas aladas, as fêmeas (tanajuras); os ovos mal cuidados dão origem a machos (bitus). No voo nupcial, macho e fêmea acasalam. O macho (bitu) morre. A fêmea volta ao chão, arranca as asas e funda um novo formigueiro. Depois de uma semana, ela já produz ovos e, depois de 45 dias, os ovos chegam à idade adulta. Depois de uns anos, os ovos bem tratados viram formigas aladas que dão origens aos novos formigueiros. A fêmea guarda uma bolota de fungo que é alimento para as saúvas.

Comportamento:

Insetos sóciais de grande população em colônias que divide-se  em castas:
Tanajura (içá): desde o ovo até a fase adulta, a tanajura (içá) é um dos ovos mais bem cuidados do formigueiro. Três anos depois do início do formigueiro, o formigueiro começa a produzir içás que fazem o voo nupcial na primavera; depois de voar, a içá cai no chão e inicia um novo formigueiro com os ovos e o fungo que ela cultivará. Seu tempo de vida pode ser entre 20 e 30 anos.
Bitus: um dos ovos da rainha menos tratados é macho. Ele acasala e depois morre. Também é produzido depois de três anos e faz um voo nupcial na primavera.
Cortadeiras: seu trabalho é carregar as folhas para o formigueiro. Seu tempo de vida varia entre 3 a 4 meses.
Soldados: encarregados de proteger o formigueiro dos invasores. Seu tempo de vida varia entre 3 a 4 meses.
Lixeiras: limpeza da colônia, carregam o lixo para uma galeria mais funda e longe de todas para não transmitir doenças. Tipos de lixo: fungos e formigas mortas.
Enfermeiras: cuidam dos ovos, casulos e pupas e ajudam a rainha a cuidar dos filhotes...



Danos:
Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. As folhas e outras partes de plantas cortadas pelas saúvas são levadas para o formigueiro para servirem de substrato para o cultivo do fungo mutualista do qual as formigas se alimentam. A nomenclatura desse fungo é controversa, recebendo diversos nomes, como: Leucoagaricus gongylophorus (este sendo o mais aceito atualmente), Leucocoprinus gongylophorus, Attamyces bromatificus, Pholota gongylophora, dependendo do autor.



Medidas de Controle:
Pode-se fazer arações profundas nas panelas e a eliminação de poáceas (gramíneas) nativas, pois as formigas as usam para a criação do fungo que sustenta a colônia. O controle químico deve ser dirigido, visando a eliminação da rainha. Podem ser usados formicidas liquefeitos, iscas granuladas, pó ou através de termonebulização. A isca granulada dispensa o uso de aplicadores, já que as próprias formigas as carregam para o ninho.
 

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.