INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
quenquém, carreeira, carregadeira, chanchã, formiga-caiapó, formiga-carreeira, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-de-monte, formiga-de-nós, formiga-mineira, formiga-quenquém e quenquém-de-monte

Nome Científico:
Acromyrmex spp

Ordem:
Hymenoptera

Familía:
Formicidae

Culturas que ataca:
Mandioca, milho, cana-de-açúcar, citros, madeira, pastagens

Danos:
Folhas

Características Morfológicas:
Os formigueiros desse gênero são pequenos e geralmente constituídos de poucas panelas
, as operárias variam de tamanho de acordo com a função que exercem, porém são menores que as saúvas, diferindo destas ainda pela presença de 4 pares de espinhos no tórax.

Ciclo de Vida:
Ocorrem em todos os estados do Brasil, num total de 20 espécies e 9 subspécies.
A ocorrência destas formigas vai desde a Califórnia (EUA) até a Patagônia, encontrando-se espécies deste gênero na América Central, Cuba, Trinidad e América do Sul, exceto no Chile As únicas espécies que não são da Região Neotropical são Acromyrmex versicolor versicolor (Pergande) e Acromyrmex versicolor chisosensis (Wheeler).

Comportamento:
Insetos sóciais de grande população em colônias que divide-se  em castas:
Tanajura (içá): desde o ovo até a fase adulta, a tanajura (içá) é um dos ovos mais bem cuidados do formigueiro. Três anos depois do início do formigueiro, o formigueiro começa a produzir içás que fazem o voo nupcial na primavera; depois de voar, a içá cai no chão e inicia um novo formigueiro com os ovos e o fungo que ela cultivará. Seu tempo de vida pode ser entre 20 e 30 anos.
Bitus: um dos ovos da rainha menos tratados é macho. Ele acasala e depois morre. Também é produzido depois de três anos e faz um voo nupcial na primavera.
Cortadeiras: seu trabalho é carregar as folhas para o formigueiro. Seu tempo de vida varia entre 3 a 4 meses.
Soldados: encarregados de proteger o formigueiro dos invasores. Seu tempo de vida varia entre 3 a 4 meses.
Lixeiras: limpeza da colônia, carregam o lixo para uma galeria mais funda e longe de todas para não transmitir doenças. Tipos de lixo: fungos e formigas mortas.
Enfermeiras: cuidam dos ovos, casulos e pupas e ajudam a rainha a cuidar dos filhotes...


Danos:

Os prejuízos causados pelas formigas cortadeiras são consideráveis. Atacam quase todas as culturas, cortando folhas e ramos tenros, podendo destruir completamente as plantas.

Medidas de Controle:
Pode-se fazer arações profundas nas panelas e a eliminação de poáceas (gramíneas) nativas, pois as formigas as usam para a criação do fungo que sustenta a colônia. O controle químico deve ser dirigido, visando a eliminação da rainha. Podem ser usados formicidas liquefeitos, iscas granuladas, pó ou através de termonebulização. A isca granulada dispensa o uso de aplicadores, já que as próprias formigas as carregam para o ninho
 

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.