INSETÁRIO VIRTUAL

 
















 

Nome(s) comuns:
Mosca da Mandioca, Broca dos brotos da mandioca

Nome Científico:
Silba pendula (Bezzi, 1919)

Ordem:
Diptera

Família:
Lonchaeidae

Espécies que ataca:
Mandioca, Citrus

Danos:
Brotos, Fitopatógenos

Características Morfológicas:
Adulto é ima mosquinha de cerca de 4mm de comprimento, de coloração preto-azulada de brilho metálico e com asas hialinas. Colocam os ovos na parte mais tenra e mole dos brotos, em posição inclinada e isolados. As larvas são brancas ápodas e desenvolvem-se nas brotações. Completando o período larval, passam a pupa no solo.

Ciclo de Vida:
O ciclo completo dura cerca de 40 dias.

Comportamento:
É uma das mais importantes pragas da mandioca. Constitui em praga secundária de diversos frutos, especialmente tangerinas. Pode ocorrer o ano todo, tendo seu pico populacional em janeiro.

Danos:
Suas larvas, broqueando as brotações, abrem galerias de onde sai uma exsudação escura e onde depois se desenvolvem microrganismos. Com isso os brotos murcham e secam, causando a morte dos ponteiros e um atraso no desenvolvimento das plantas.

Medidas de Controle:
Recomenda-se a eliminação das brotações atacadas, queima dos restos de cultura e aplicação de inseticidas fosforados em pulverização.

© Insetário Virtual - Faculdade INGÁ  - 2003 - 2016
Todos os textos, dados, gráficos e mapas desta página são de propriedade autoral exclusiva do Insetário Virtual. O uso destes elementos é permitido desde que o aviso de direito autoral conste em todas as cópias, tenha finalidade meramente informativa e nenhum documento ou gráfico seja de qualquer forma alterado.